Inglês Americano x Inglês Britânico: realmente importa?
Como minha mãe diria: Ninguém é melhor do que ninguém 😉 Existem algumas diferenças gramaticais, ortográficas, na pronúncia e no vocabulário, mas tudo vai depender do seu objetivo e da sua preferência. Se você é um ator, por exemplo, e precisar viver um cowboy no velho oeste dos Estados Unidos, provavelmente irá precisar do inglês americano desse lugar específico do país, com nuances no sotaque e expressões específicas da região; mas se você precisa do inglês para se comunicar em uma viagem, podemos dizer que essa escolha não necessariamente se faz obrigatória. Nesse caso, o objetivo maior é a comunicação.
“Ah! Mas teacher, eu adoro o sotaque britânico dos filmes do Harry Potter”,
“Eu amo as músicas da Taylor Swift”
Buscar inspirações é sempre muito vantajoso na hora de aprender uma língua e pode inclusive acelerar o seu aprendizado, mas essa é uma questão pessoal. Não se preocupe tanto com o sotaque “perfeito” ou o sotaque de “nativo”, principalmente se estiver iniciando os estudos.
O inglês é falado em aproximadamente 88 países, imagina a diversidade de sotaques e expressões com tantos lugares diferentes. Estados Unidos e Inglaterra são os falantes da língua inglesa mais conhecidos, mas temos diversos outros, como: Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, Índia, África do Sul, Filipinas, dentre tantos outros. Além de ser a segunda língua de diversos outros países. É uma língua amplamente utilizada em todo o mundo, e foi consolidada como língua franca global entre 1980 e início dos anos 1990.
ILF (Inglês como língua franca)
O IFL ou ELF (English as Lingua Franca) é o uso da língua inglesa como meio de comunicação entre a comunidade global. É a língua comum entre pessoas com línguas maternas distintas, o que possibilita a interação e a troca de ideais independentemente do país de origem de cada um.
Esse ano teremos a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) em Belém do Pará. Essa conferência é um espaço onde líderes de quase 200 países, cientistas, empresários, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil se reúnem para discutir e definir estratégias globais de combate às mudanças climáticas. O debate de ideias sobre um tema tão importante e com representantes do mundo inteiro, só será possível através da utilização de uma língua que todos compartilham, a língua inglesa.
Ainda com esse cenário em mente, a COP30, que terá governantes e representantes de diversos países onde o inglês não é a língua oficial, me responda uma pergunta: o inglês americano ou britânico são relevantes?
Faça um exercício comigo, pense na língua inglesa e me diga o que primeiro vier à sua mente. Você pode ter dito uma palavra isolada, ou até uma frase, mas muito provavelmente todo um contexto veio junto. Seja um videogame que costumava brincar na infância com alguns dizeres em inglês; seja um personagem de sua série favorita; uma viagem marcante; uma música que escutou na rádio; ou até mesmo uma marca que esteja na sua rotina. A verdade é que o inglês está em nossas vidas diariamente e muitas vezes nem percebemos.
Seja lá o que tenha vindo à sua mente, acredito que envolva muito mais do que a língua em si. A experiência e a cultura são o que fazem diferença na sua memória, o que traz mais significado e relevância.
Então qual o veredicto? O inglês britânico é melhor do que o americano? Ou o inglês americano é melhor do que o britânico?
Eu devo falar rubber ou eraser?
Escrever city centre ou city center?
Pronunciar /ˈpɑːti/ ou /ˈpɑːɾi/?
Tenha em mente o seu objetivo maior; se a universidade dos seus sonhos está na Inglaterra, mergulhe nesse mundo, assista filmes e séries britânicas, escute músicas e podcasts de lá, assista a talk shows famosos, busque a literatura desse país que é tão rico culturalmente. O mesmo se aplica ao inglês americano, que tem sua cultura disseminada por todo globo, o que torna o acesso, até mesmo involuntário ao seu conteúdo, muito mais fácil. No final, além da língua, você terá muita cultura.
E não se esqueça, EMBRACE YOUR ACCENT (abrace seu sotaque) ele carrega sua história, seu esforço e demonstra que além do português você também fala uma outra língua, que você aprendeu outro idioma e também se comunica através dele.
Author: Joyce
🌍 A cultura vai além do idioma
Na Cultura Inglesa João Pessoa, acreditamos que aprender inglês é também viver novas experiências. Nosso blog traz conteúdos que exploram a língua, mas também as expressões culturais, tendências e curiosidades que fazem parte do universo do idioma.
👉 Continue navegando pelo nosso site e descubra outros conteúdos no blog: https://culturainglesapb.com.br/blog/
📲 E siga a gente no Instagram para não perder nenhuma novidade:
Cultura Inglesa Manaíra: Clique aqui
Cultura Inglesa Sul: Clique aqui
Cultura Inglesa Tambauzinho: Clique aqui