Inglês no seu bolso: WI-FI, Bluetooth e outros termos
No nosso idioma, incorporamos várias palavras oriundas do inglês e raramente paramos para pensar no significado delas. Nesse post, iremos explorar algumas delas no contexto da internet e dispositivos eletrônicos, que usamos frequentemente em nossas vidas.
WI-FI:
Algo tão valorizado atualmente. Ao chegar em um lugar, muitas vezes se pergunta se lá possui wi-fi ou a senha. Mas já se perguntou o que significa esse termo? Apesar do que muitos acreditam, wi-fi não significa “wireless fidelity” (fidelidade sem fio). O termo tem raízes desde a Segunda Guerra Mundial e começou se chamando de Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). A origem disso tudo veio de um trabalho em equipe de várias empresas para trazer uma tecnologia tão revolucionária. Porém, percebe-se que esse termo não era muito amigável para o público, e aí veio o WI-FI Alliance. Segundo um dos fundadores da WECA, Phil Belanger, o termo não significa nada além de uma palavra criada para marketing que fosse sonoramente amigável e fácil de lembrar.
Bluetooth:
Quem não adora conectar o celular em uma caixa de som ou no carro? Tudo isso graças ao Bluetooth. Muitos sabem que ao traduzir ao pé da letra, Bluetooth significa “dente azul”. Mas porque um nome tão aleatório para essa tecnologia?
Na era dos vikings, existiu um rei chamado Harald Blåtand Gormsson. Blåtand significando “Dente Azul” em português. Dizem os relatos que Harald possuía um dente morto de cor azul-acinzentada, característica que originou sua alcunha. O rei Harald foi conhecido por unificar tribos inimigas na Escandinávia, assim como a tecnologia Bluetooth, que une vários dispositivos eletrônicos. Se você reparar bem, o símbolo do Bluetooth se assemelha bastante com uma runa nórdica.
Instagram:
Uma rede social que se tornou algo tão comum e quase indispensável no nosso dia a dia, muitas pessoas não param para pensar no significado do nome do app, justamente por ser algo tão trivial.
A proposta do Instagram inicialmente era de publicação de fotos instantâneas. Algo do momento, tirado rapidamente e de forma espontânea, diferente de hoje em dia, em que há toda uma preparação prévia para fazer uma publicação. Com essa proposta inicial em mente, o termo Instagram vem da junção de “Instant camera”(Câmera instantânea) com “telegram” (telegrama), fazendo referência a algo que é enviado rapidamente.
Pinterest:
A famosa rede social de quem busca inspiração para diversos projetos, decorações, roupas, ou apenas aprecia artes em geral.
A proposta do site é ser uma versão digital daqueles quadros de parede que se colocam papéis com alfinetes (pins). A ideia é juntar a palavra “pin”com “interest” (interesse), fazendo assim um trocadilho.
Download e Upload:
Seja para baixar um aplicativo, ou enviar uma foto, todos os dias estamos constantemente fazendo download de algo ou um upload. Para entender essas palavras primeiro é preciso observar a parte de “load”. Essa palavra significa “carregamento”. As partes iniciais (down e up) são metáforas para se referir se os dados estão indo para “cima”, subindo do seu dispositivo para a internet, ou o contrário, descendo da nuvem para você.
Além desses termos, nos deparamos com vários outros no nosso cotidiano. Lembrou de mais algum? Conta pra gente!
Author: Diego Azevedo
🌍 A cultura vai além do idioma
Na Cultura Inglesa João Pessoa, acreditamos que aprender inglês é também viver novas experiências. Nosso blog traz conteúdos que exploram a língua, mas também as expressões culturais, tendências e curiosidades que fazem parte do universo do idioma.
👉 Continue navegando pelo nosso site e descubra outros conteúdos no blog: https://culturainglesapb.com.br/blog/
📲 E siga a gente no Instagram para não perder nenhuma novidade:
Cultura Inglesa Manaíra: Clique aqui
Cultura Inglesa Sul: Clique aqui
Cultura Inglesa Tambauzinho: Clique aqui

