Você assistiu “Barbie” de 2023? Caso não, com certeza ouviu falar. O filme da diretora Greta Gerwig foi um estouro em seu ano de lançamento, e mesmo sem levar muitos prêmios, não deixou de marcar sua geração e lançar várias tendências.

Aqui no blog já falamos do sufixo “core”, usado para nomear estéticas, e de fato, esse filme deixou em alta o “Barbiecore”, estilo inspirado na boneca com muito cor-de-rosa. Mas não é sobre isso que falaremos hoje, e sim de um outro sufixo que também deu as caras em um termo na famosa era da Barbie. O “hood”.
“Hood” (não confundir com “hoodie”, peça de roupa de frio) significa pertencimento a um grupo específico, e aparece muito na língua inglesa no final de palavras para formar substantivos abstratos, como “childhood” (infância, pois child = criança) e “motherhood” (maternidade, “mother” = mãe), e outras palavras como “neighborhood” (vizinhança, “neighbor” = vizinho).

E o que isso tem a ver com a Barbie? Vamos ver agora.
O longa metragem conta a história da famosa boneca deixando sua perfeita vida cor-de-rosa e se aventurando no mundo real. Ela faz descobertas sobre a própria identidade, e explora temas interessantes sobre a vida, identidade própria e principalmente, ser um humano. Com isso, vamos entrar na nossa palavra chave: girlhood.

Girlhood poderia ser traduzido como “ser garota”, e foi uma palavra bastante usada na internet quando esse filme saiu. Já viu os termos “coquette” e “I’m just a girl” no instagram? É bem por essa linha. Segundo a especialista em tendências Noe Schultz (2024), o sucesso de Barbie despertou um sentimento de conexão entre as mulheres e sua “criança interior”: ir ao cinema vestida de rosa, nostalgia com brinquedos antigos, a moda dos lacinhos…

Interpretando além, “Girlhood” é uma ideia, que virou uma atitude e mesmo um estilo de vida, que nos incentiva a ver a vida de forma leve e abraçar as coisas que nos fazem feliz, mesmo que sejam vistas como “muito infantis” ou fúteis (e eu diria que isso vale tanto para mulheres como para homens). Use as roupas que você gosta, pinte livrinhos de colorir, colecione Funkos, tenha uma capinha de celular extravagante, e todo seu material de trabalho da sua cor favorita.
Afinal, nosso estilo e o que fazemos no tempo livre não nos impede de viver nossa adulthood, né?
Author: Juliana de Queiroz
🌍 A cultura vai além do idioma
Na Cultura Inglesa João Pessoa, acreditamos que aprender inglês é também viver novas experiências. Nosso blog traz conteúdos que exploram a língua, mas também as expressões culturais, tendências e curiosidades que fazem parte do universo do idioma.
👉 Continue navegando pelo nosso site e descubra outros conteúdos no blog: https://culturainglesapb.com.br/blog/
📲 E siga a gente no Instagram para não perder nenhuma novidade:
Cultura Inglesa Manaíra: Clique aqui
Cultura Inglesa Sul: Clique aqui
Cultura Inglesa Tambauzinho: Clique aqui


One Response
Yes! Let’s live our girlhood and heal our inner child!