Conheça nossa história

1934

No dia 20 de julho é fundada a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, com a abertura da primeira Filial no centro do Rio de Janeiro.

1935

A companhia inglesa de teatro English Players, com patrocínio da SBCI, apresenta-se no Teatro Municipal em temporada de sete dias.

1936

Circula o primeiro número da Revista da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.

1937

A SBCI torna-se o centro oficial dos exames do Trinity College of Music. Os sete candidatos inscritos foram aprovados e os exames se realizaram sob a supervisão de Sir Granville Bantock.

1938

O ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha é nomeado presidente honorário da SBCI.

1939

O sociólogo Gilberto Freyre publica no segundo número da Revista da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, "Traços de influência sobre a vida brasileira na metade do século XIX, revelados pelo anúncio do jornal", embrião do livro "Os Ingleses no Brasil", que seria lançado oito anos depois.

1939

A SBCI torna-se um Centro Oficial dos Exames da Universidade de Cambridge ESOL.

1947

A SBCI recebe o registro para oferecer cursos de proficiency, pelo Parecer número 408-47, do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo ministro da Educação e Saúde, Clemente Mariani. Os portadores do Certificate of Proficiency in English qualificam-se para lecionar inglês no 1º e 2º graus.

1948

O ministro da Educação e Saúde, Ernesto de Souza Campos, concede aos portadores do CPE - Certificate of Proficiency in English - fornecido pela Universidade de Cambridge ESOL, por intermédio da SBCI, matrícula nas universidades brasileiras e o registro definitivo para lecionar inglês no ensino secundário.

1949

É realizada, pela primeira vez no Brasil, uma convenção de professores de inglês. Participam dela representantes do Ministério da Educação, funcionários do British Council, professores da Faculdade Nacional de Filosofia, do Instituto Brasil-Estados Unidos e o corpo docente da SBCI.

1950

O ministro da Educação e Saúde, Clemente Mariani, por decisão do presidente da República, confere à SBCI a Medalha Ruy Barbosa.

1957

Abertura da 1ª Cultura Inglesa do Nordeste do Brasil. Específicamente em João Pessoa.

A biblioteca da Cultura Inglesa recebe do British Council a doação de 8.000 volumes e transforma-se no mais completo acervo de obras inglesas da América Latina.

1958

A Cultura Inglesa recepciona o escritor inglês Aldous Huxley.

1959

25º aniversário de fundação da SBCI.

Como convidado de honra, o Presidente Juscelino Kubitschek participa da Festa de Encerramento do Ano Letivo, em cerimônia realizada no auditório do Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro.

Visita de Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, às instalações da Sociedade.

Visita da atriz Vivian Leigh.

1967

A SBCI promove o maior acontecimento cultural do ano: a primeira audição, no Brasil, da ópera Peter Grimes, de Benjamin Britter, o qual esteve presente.

1968

Visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil.

1969

Patrocinados pela SBCI e pelo British Council, os atores John Turner e Barbara Jefford apresentam no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, a peça "The Labours of Love".

1973

O Conselho Nacional de Serviço Social concede à SBCI o certificado de entidade filantrópica.

1974

Cultura Inglesa de João Pessoa compra Brasil Estados Unidos na Av Diogo Velho abrindo a primeira filial da cidade.

1975

A SBCI envia a Manchester quatro professores de seu corpo docente para estudarem o método de "Abordagem Funcional no Ensino de Inglês".

1977

O Príncipe Charles inaugura a nova sede da filial Asa Sul, de Brasília.

1979

A Filial muda de endereço para a Av Epitacio Pessoa em frente ao Bradesco.

1981

A SBCI é declarada entidade de utilidade pública federal pelo Decreto-Lei nº 96.431.

1984

50º aniversário de fundação da SBCI.

A Filial da Epitácio Pessoa é novamente mudada para o prédio próprio na Av Rio Grande do Sul 1411

1986

A Unidade Centro sai para o início da Av. Epitacio Pessoa

1987

Realização do 1º Congresso Latin American/British Cultural Institutes (LABCI).

1989

Uma nova Cultura Inglesa é aberta nas imediações do Shopping Manaíra.

1990

Sua Majestade britânica, a Rainha Elizabeth II, confere a professora Carmen Lucas - superintendente de educação - a comenda de Honorary Member of the Civil Division of the British Empire.

A biblioteca da SBCI registra um acervo de 80.056 volumes. Foram emprestados, ao longo do ano de 1990, mais de 104.000 livros e cerca de 45.000 periódicos.

1992

É fundada uma terceira Filial na Epitacio Pessoa no Bairro de Tambauzinho.

1993

A superintendente-geral - Professora Carmen Lucas - é nomeada para o comitê diretor da International Association of Teacher of English as a Foreign Language (IATEFL) e se torna a primeira professora latino-americana a integrá-lo. Simultaneamente, é eleita presidente da Associação Brasileira das Culturas Inglesas (ABCI).

Assinado o contrato de parceria com a Cobuild-Universidade de Birmingham, dando início ao projeto, pioneiro no mundo, de tradução e lançamento no Brasil da obra Collins Cobuild Student's Dictionary.

1994

A SBCI cria nas filiais os Multimedia Centres, um espaço onde o aluno tem acesso a material didático complementar - jogos, livros, livros de referência, gravadores, vídeos e, principalmente, computadores.

Lançamento do Prêmio Cultura Inglesa de Teatro, aberto a produções baseadas em textos de autores britânicos, encenadas em língua portuguesa.

1995

Entra em vigor o projeto entre a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e a Secretaria Municipal de Educação, através do qual a SBCI oferece a grupos especiais de professores do município, bolsas de estudos para o desenvolvimento de competência lingüística.

Implantação da homepage da Cultura Inglesa.

1996

Reconhecimento oficial pelo MEC do Exame da Universidade de Cambridge ESOL, Certificate of Advanced English (CAE).

SBCI patrocina o grupo de percussão STOMP

É fundada a Cultura Inglesa do Bessa.

1997

SBCI participa, como fundadora, na criação do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oxford.

1999

Participação na criação da English Speaking Union - Brazil. Trata-se de organismo internacional de intercâmbio sociocultural estabelecido em 42 países que promove a compreensão e amizade entre os povos, por intermédio do uso da língua inglesa. Fundado em 1918, tem como patronos a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip, Duque de Edinburgh.

2000

Lançamento do curso para adultos - Cultura Express.

Implementação de novo logotipo e padrão visual da instituição, com o objetivo de refletir a visão pedagógica arrojada e o diferencial tecnológico da Cultura Inglesa.

2001

Lançamento do E-pr@ctice, site exclusivo para os alunos da Cultura Inglesa, que funciona como ambiente pedagógico complementar ao ensino em sala de aula, com exercícios e uma revista eletrônica, Magnet, composta de assuntos variados de cultura e lazer.

2002

A Cultura Inglesa Rio de Janeiro sedia o VI Congresso ABCI, reunindo todas as Culturas Inglesas do Brasil.

2003

Lançamento do curso para crianças de 7 anos - Play in English.

Lançamento do curso Conversation Express.

Cultura Inglesa Bessa muda-se para instalações próprias nas imediações do Bessa Shopping.

2004

Lançamento do curso de Aperfeiçoamento.

20 de junho de 2004

A Cultura Inglesa completa 70 anos.

2012

Fundação da Cultura Young para crianças a partir de 4 anos.

É lançado o Cultura Inglesa Music Festival.

2013

Fundada a nova Cultura Inglesa na Zona Sul da cidade.

Cultura Inglesa João Pessoa realiza a 1ª Feira do Livro Infantojuvenil da Paraíba

2014

Cultura Inglesa João Pessoa traz a peça teatral britânica "Bane" com o artista Joe Bone e Ben Roe