Exames Internacionais


Porque fazer um exame internacional?

Os exames de proficiência em inglês garantem aos aprovados um certificado de competência na língua inglesa reconhecido em vários países, o que facilita o acesso aos cursos de graduação e pós-graduação no exterior.

O diferencial estende-se ao mercado de trabalho, já que diversas empresas brasileiras e estrangeiras exigem a comprovação do domínio do inglês. Assista ao vídeo com a Gerente de Exames Internacionais da Cultura Inglesa.

Cambridge ESOL Examinations

A Cultura Inglesa é Centro Autorizado no Brasil para a realização dos exames internacionais da Universidade de Cambridge ESOL. Além disso, a instituição também oferece cursos preparatórios que aumentam signitificamente as chances de aprovação dos candidatos.

Neste exame, o candidato precisa comprovar conhecimento básico da língua passando por testes que o submetem ao entendimento de situações corriqueiras, como conversas em família, no trabalho e em outras atividades do cotidiano.

Estrutura do Exame

Teste de leitura e redação – Duração: 1 hora e 10 minutos.
Os candidatos são avaliados em sua capacidade de entendimento dos pontos principais de textos simples e de redação de mensagens curtas (de 20 a 25 palavras).

Teste de compreensão oral – Duração: cerca de 30 minutos.
Os candidatos são avaliados em sua capacidade de entendimento de informações objetivas e específicas a partir de gravações de anúncios, monólogos, entre outras.

Teste oral – Duração: de 8 a 10 minutos.
Avalia a capacidade de uso das estruturas e do vocabulário básicos da língua inglesa. Os candidatos são testados em pares por dois examinadores. Cada candidato é convidado a interagir com um dos examinadores e com o outro candidato, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho.

O Cambridge English Preliminary (PET) avalia a capacidade do candidato de se expressar e discutir assuntos do dia-a-dia, como viagens, lazer, trabalho e estudos.

Estrutura do Exame

Teste de leitura e redação – Duração: 1 hora e 30 minutos.
Os candidatos são avaliados em sua habilidade de entender a mensagem principal de textos retirados de anúncios, avisos públicos, jornais e revistas. Na redação os candidatos devem ser capazes de relatar eventos ou escrever uma carta de cerca de 100 palavras demonstrando domínio de estruturas, vocabulário, grafia das palavras e pontuação.

Teste de compreensão oral – Duração: cerca de 30 minutos.
Os candidatos são avaliados em sua capacidade de entender pequenos diálogos e extrair deles informações objetivas (horários de chegada e partida de trens e condições climáticas, por exemplo). Também é esperado dos candidatos que eles compreendam diálogos mais longos e possam interpretá-los corretamente.

Teste oral – Duração: de 10 a 12 minutos.
Os candidatos são convidados a participar de conversas em pares, nas quais eles incluem dados pessoais e descrevem situações retratadas em fotografias. Cada candidato é convidado a interagir com um dos examinadores e com o outro candidato, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.

O Cambridge English First (FCE) avalia a compreensão oral e escrita dos candidatos, além da capacidade de se comunicar por escrito e oralmente sobre temas diversos. O exame pode ser o primeiro e decisivo passo para o mercado de trabalho, já que é reconhecido por diversas empresas e instituições de ensino no Brasil e no exterior.

Estrutura do Exame

Teste de leitura – Duração: 1 hora
Os candidatos são testados em sua capacidade de ler textos de fontes diversas e demonstrar compreensão do tema central, dos detalhes e da estrutura do texto. Os candidatos deverão ainda ser capazes de deduzir o significado de palavras que desconheçam.

Teste de redação – Duração: 1 hora e 20 minutos
Os candidatos são testados em sua capacidade de escrever 2 textos sobre temas genéricos, e de gêneros diferentes, como cartas, artigos, e relatórios. Cada texto deverá conter entre 120 e 180 palavras.

Teste de uso da língua inglesa – Duração: 45 minutos
Os candidatos devem demonstrar conhecimento e controle do sistema linguístico, realizando uma série de tarefas, algumas das quais, baseadas em textos especialmente escritos para o exame.

Teste de compreensão oral – Duração: 40 minutos aproximadamente
Os candidatos ouvem gravações de textos curtos e monólogos mais longos, anúncios, trechos de programas de rádio, notícias, e apresentações, entre outros. Espera-se que eles compreendam o sentido geral e os detalhes desses textos, bem como sejam capazes de deduzir informações a partir do contexto.

Teste oral – Duração: 14 minutos aproximadamente
O formato padrão do exame é de dois candidatos e dois examinadores. Os candidatos devem ser capazes de responder perguntas e interagir em inglês coloquial. Cada candidato é convidado a interagir com um dos examinadores e com o outro candidato, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.

Voltado para candidatos com bom domínio do idioma, o exame avalia o aluno em situações complexas, com interpretação de textos elaborados e debates de temas abrangentes. O Cambridge English Advanced (CAE) é indicado para quem faz uso do idioma de forma profissional.

Estrutura do Exame

Teste de leitura – Duração: 1 hora e 15 minutos
Os candidatos são testados na sua capacidade de ler e entender textos extraídos de revistas, jornais, folhetos, entre outros. Devem demonstrar habilidade de deduzir o sentido dos textos de acordo com o contexto e extrair informações relevantes para executar a tarefa exigida.

Teste de redação – Duração: 1 hora e 30 minutos
Os candidatos fazem questões escritas em resposta a estímulos fornecidos (textos de referência e descrições das tarefas). Os textos de referência são extraídos de artigos, folhetos, notas, cartas formais e informais, entre outros.

Teste de uso da língua inglesa – Duração: 1 hora
Os candidatos devem demonstrar seu conhecimento e controle da língua inglesa, executando uma série de tarefas, algumas das quais, baseadas em textos especialmente escritos para o exame.

Teste de compreensão oral – Duração: 40 minutos aproximadamente
Os candidatos ouvem gravações de textos curtos e monólogos mais longos de nível avançado de dificuldade como anúncios, trechos de programas de rádio, notícias, apresentações, entre outros. Os candidatos devem demonstrar compreensão geral e de determinados detalhes dos textos, assim como capacidade de deduzir significados pelo contexto.

Teste oral – Duração: 15 minutos, aproximadamente
O formato padrão do teste é de dois candidatos e dois examinadores. Os candidatos devem ser capazes de responder perguntas e interagir em inglês coloquial em vários contextos. Esta parte do teste é dividida em quatro partes e inclui uma entrevista, uma apresentação individual, uma tarefa feita em conjunto com o outro candidato e uma parte de interação. Um dos examinadores usará material de apoio, como fotos e desenhos, para estimular e guiar a interação, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.

É o exame de proficiência para aqueles que já desenvolveram conhecimentos avançados e que se comunicam muito bem em praticamente todas as situações. Testa a fluência do candidato e sua habilidade para se expressar de forma espontânea e precisa em situações complexas. O teste é aceito não só por empresas internacionais, como também por universidades estrangeiras para aplicação acadêmica.

Estrutura do Exame

Teste de leitura – Duração: 1 hora e 30 minutos
Os candidatos devem demonstrar compreensão do tema central, dos detalhes e da estrutura do texto. Eles também são testados em seu conhecimento mais amplo de vocabulário, uso apropriado da língua e de suas estruturas gramaticais.

Teste de redação – Duração: 2 horas
Os candidatos devem ser capazes de escrever textos de natureza descritiva, narrativa e discursiva cobrindo uma variedade de tópicos.

Teste de uso da língua inglesa – Duração: 1 hora e 30 minutos
Espera-se que os candidatos demonstrem seu conhecimento e controle da língua inglesa executando uma série de tarefas, algumas das quais, baseadas em textos especialmente escritos para o teste.

Teste de compreensão oral – Duração: 45 minutos, aproximadamente
Os candidatos ouvem gravações de textos curtos e monólogos mais longos, anúncios, trechos de programas de rádio, notícias, e apresentações, entre outros. Eles devem demonstrar compreensão geral e de determinados detalhes dos textos, assim como a capacidade de deduzir significados.

Teste oral – Duração: 19 minutos
Os candidatos devem demonstrar capacidade de se expressar de forma precisa, fluente e espontânea, e saber claramente como manifestar opiniões durante discussões sobre temas complexos. Este teste é feito em pares e com a presença de dois examinadores. Um dos examinadores usará material de apoio, como fotos e desenhos, para estimular e guiar a interação, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.


BULATS

Auditoria Linguística em inglês que auxilia as empresas na identificação do nível de competência na língua inglesa dos seus funcionários, trainees ou candidatos a uma vaga.

TOEFL

É um dos exames internacionais de inglês para quem quer ingressar em universidades estrangeiras, principalmente no Canadá e nos Estados Unidos.

IELTS

Além de poder estudar no exterior, com o IELTS o candidato amplia as oportunidades para trabalhar em um país de língua inglesa.

ILEC

Certificado de inglês da Universidade de Cambridge ESOL Examinations destinado a advogados e estudantes de direito que utilizam o inglês na sua prática diária.

O ILEC é o certificado de inglês da Universidade de Cambridge ESOL Examinations destinado a advogados e estudantes de direito que utilizam o inglês na sua prática diária ou que querem ampliar as suas oportunidades no mercado de trabalho.

Este certificado é também a indicação de que os empregadores precisam para escolher seus representantes com nível adequado de inglês para negociar junto a clientes e profissionais de outros países e para lidar de forma eficaz com material escrito em inglês.

O Adult Centre Cultura Inglesa oferece o curso preparatório para o ILEC, que aumenta de forma significativa as suas chances de aprovação.

Estrutura do Exame

O ILEC consiste em 4 provas separadas: reading, writing, listening e speaking, totalizando cerca de 3 horas e meia de prova, sem considerar os intervalos, e é baseado em tarefas e tópicos reais que os advogados esperam encontrar em sua prática diária.