University of Cambridge

University of Cambridge: Proficiency - CPE

CPE é o mais avançado certificado de Inglês como segunda lingua e comprova fluência elevada.

Estrutura do Exame

Teste de leitura – Duração: 1 hora e 30 minutos

Os candidatos devem demonstrar compreensão do tema central, dos detalhes e da estrutura do texto. Eles também são testados em seu conhecimento mais amplo de vocabulário, uso apropriado da língua e de suas estruturas gramaticais.

Teste de redação – Duração: 2 horas

Os candidatos devem ser capazes de escrever textos de natureza descritiva, narrativa e discursiva cobrindo uma variedade de tópicos.

Teste de uso da língua inglesa – Duração: 1 hora e 30 minutos

Espera-se que os candidatos demonstrem seu conhecimento e controle da língua inglesa executando uma série de tarefas, algumas das quais, baseadas em textos especialmente escritos para o teste.

Teste de compreensão oral – Duração: 45 minutos, aproximadamente
Os candidatos ouvem gravações de textos curtos e monólogos mais longos, anúncios, trechos de programas de rádio, notícias, e apresentações, entre outros. Eles devem demonstrar compreensão geral e de determinados detalhes dos textos, assim como a capacidade de deduzir significados.

Teste oral – Duração: 19 minutos

Os candidatos devem demonstrar capacidade de se expressar de forma precisa, fluente e espontânea, e saber claramente como manifestar opiniões durante discussões sobre temas complexos. Este teste é feito em pares e com a presença de dois examinadores. Um dos examinadores usará material de apoio, como fotos e desenhos, para estimular e guiar a interação, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.

Tenho interesse

Próximas datas e locais de exames

Benefícios
do exame

É o exame de proficiência para aqueles que já desenvolveram conhecimentos avançados e que se comunicam muito bem em praticamente todas as situações. Testa a fluência do candidato e sua habilidade para se expressar de forma espontânea e precisa em situações complexas. O teste é aceito não só por empresas internacionais, como também por universidades estrangeiras para aplicação acadêmica.